segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Paz .... Pra quem ainda não sabe o que é....

DIGA SIM À CULTURA DE PAZ!


A paz é alimentada pela união de raízes fortes. Em cada uma das nossas ações diárias pode estar uma raiz que permite a Cultura de Paz crescer e se multiplicar.

A violência começa na mente de cada pessoa e é aí que também deve nascer a paz. Para isso, trabalhamos com o conceito de Paz Positiva e Ativa, pois é preciso enfrentar os conflitos que se apresentam em nossas vidas e lidar com eles de forma construtiva e não-violenta para reverter as situações de guerra e violência.

Não devemos fugir dos conflitos
e sim transformá-los, pois a construção da paz exige uma
postura ativa e transformadora.

A cultura de paz pressupõe que as relações entre os indivíduos devem ser horizontais,
baseadas na solidariedade, na tolerância e no diálogo, e que essas bases precisam ser
convertidas em ações éticas inclusivas para que dêem frutos.

A prática constante da paz, do diálogo e da resolução coletiva de problemas desenvolve o espírito comunitário e solidário no cidadão
; este, por sua vez, tem a missão de propagar a semente da Paz.

Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações agitação. Derivada do latim Pacem = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra. Neste sentido, a paz entre nações, e dentro delas, é o objetivo assumido de muitas organizações, designadamente aONU.
No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) e um objetivo de vida. A paz é mundialmente representada pelo pombo e pela bandeira branca.

textos tirados da internet

e costurados por : El Samuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Membros do blog